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Você vende em aplicativos de delivery como iFood e Rappi? Leia esse artigo até o final.

Atualizado: 19 de mai. de 2023


Foto: instagram Provelli Marmitaria

O que os clientes procuram quando compram em um aplicativo de comida delivery? Esse é o primeiro questionamento que você deve fazer se quer vender ou vende nestes aplicativos.


Com certeza as respostas são: qualidade nos produtos, bons preços, agilidade na entrega e... confiança no estabelecimento.


Quem compra por aplicativo não considera muito valor o ponto comercial e evita o atendimento presencial (exceto quando dá problema).


A marca de um estabelecimento em um aplicativo de delivery passa a ser fator de sucesso para o negócio. É através da marca que seu cliente vê a sua empresa.


A principal função da marca é servir como identidade de confiança e relacionamento do público com o estabelecimento.


Não é atoa que os aplicativos já tem áreas para "grandes marcas", pois são os destaques do aplicativo. E nada mais importante que ter a garantia de exclusividade de uso de sua marca para seu negócio crescer de forma sólida.


Esta garantia de exclusividade se consegue através do Registro de Marcas. No Brasil realizado pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), órgão federal ligado ao Ministério da Economia.


Mais do que estar regular à lei, é fundamental para os estabelecimentos compreenderem porque registrar a marca, pois o valor do negócio também está na marca.



Cada vez mais o conceito "Brand Protector" é aplicado no Brasil. Alguns aplicativos de vendas como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza já tem alto controle para evitar anúncios de marcas que não estejam registradas.


O iFood tem regras rígidas em seu contrato com estabelecimentos e no código de ética para que não ocorra uso indevido de marca. As redes sociais como Facebook e Instagram já tem requerimento de denúncia por violação de propriedade intelectual.


Vantagens de ter a marca registrada.

  1. Direito de uso exclusivo em seu segmento;

  2. Criar identidade de sua empresa com os clientes;

  3. Agrega valor à sua empresa;

  4. O direito à marca é de quem registrar primeiro;

  5. Evita problemas judiciais em caso de outro registrar;

  6. Proteger a marca inibe ação de concorrentes desleais;

  7. Evita grandes prejuízos em caso de ter que mudar o nome da marca por motivo de perda por falta de registro;

  8. Marca é um investimento, um ativo intangível de sua empresa;

  9. Segurança para investir em seu negócio;

  10. Poder ganhar royalties com franquias e/ou cessão do direito de uso da marca;

  11. Estar regular conforme a Lei Federal 9.279, Lei da Propriedade industrial;

  12. Marca Registrada é a credibilidade de seu negócio.

Chegou a hora de colocar o ®, símbolo de marca registrada, ao lado de sua marca. O uso do R inscrito em um círculo é altamente recomendado, pois dá credibilidade para sua marca, apresenta que tem direito sobre a marca para seu segmento e revela a intenção do titular em defender a exclusividade da marca.


Vamos proteger sua marca? A Way IP Consultoria em Marcas e Patentes pode ajudá-lo em todas as fases da proteção de sua marca.


Sua Marca é Viável? Clique aqui e já solicite uma pesquisa de viabilidade. Entre em contato por whatsapp (51) 99326.8730 ou email contato@wayip.com.br.


Alexandre Limeira

Sócio-Diretor

Way IP Consultoria



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